Ipojuca é um lugar incrível para os amantes da natureza. Preparamos um guia completo das melhores piscinas naturais de Ipojuca.

Conheça as Piscinas Naturais de Porto de Galinhas e descubra o resort Summerville Beach Resort.

A maioria das pessoas que já visitaram ou que ainda sonham em visitar Ipojuca, com certeza já devem ter ouvido falar de suas maravilhosas piscinas naturais, atrativo mais famoso da região sul pernambucana!

Eh, a natureza realmente foi generosa com a cidade, abrigando não só uma, mas diversas piscinas naturais de águas cristalinas em Ipojuca. E se você deseja conhecer a fundo o que essas pequenas maravilhas esculpidas pela natureza oferecem, confira aqui em nosso post a seleção especial que fizemos para você!

Conheça as melhores piscinas naturais de Ipojuca e apaixone-se por estes cenários idílicos em Porto de Galinhas e região!

O que são piscinas naturais?

resort-summerville-beach-resort-porto-galinhas-melhores-piscinas-naturais-ipojuca-01-2

As piscinas naturais são formações da natureza, surgindo frequentemente em praias durante a maré baixa. Os recifes de corais são os principais motivos da formação de piscinas, já que formam verdadeiras barreiras, onde peixes e outros animais marinhos acabam ficando presos na baixa da maré e formam o que chamamos de “aquário natural”.

Nem sempre as piscinas naturais são formadas apenas em praias, podendo surgir em rios ou como fervedouros (Jalapão é um bom exemplo). Em comum entre todas, podemos observar somente as águas cristalinas e as belezas quase paradisíacas.

As piscinas naturais de Ipojuca são algumas das mais famosas do Brasil e no mundo, tendo em vista tamanha beleza. Espalhadas pelas principais praias da região, como Porto de Galinhas, Muro Alto, Maracaípe, Pontal do Cupe e Carneiros, as piscinas naturais esbanjam beleza, águas cristalinas, mornas e com uma imensa biodiversidade marinha!

Principais atividades praticadas em piscinas naturais

É natural que ao pensar em um piscina natural de águas cristalinas, a nossa primeira ação seja dar um mergulho delicioso em suas águas mornas, não é mesmo? No entanto é preciso cautela, pois a maioria das piscinas naturais de Ipojuca possuem área delimitada de preservação ambiental, tendo em vista os organismos delicados, como corais e outras espécies marinhas crescendo nelas.

Sendo assim, uma pequena parte das famosas galés (nome pelo qual as piscinas naturais são conhecidas no nordeste) só podem ser apreciadas. Os mergulhos de apreciação são fantásticos e revelam belezas inacreditáveis da vida marinha local. Para aproveitar melhor o mergulho é necessário máscara e snorkel, além de crocs para andar sobre as formações de corais.

Piscinas Naturais de Ipojuca

Summerville Beach Resort Porto de Galinhas Muro Alto Pernambuco

As piscinas naturais de Ipojuca são consideradas alguns dos grandes atrativos da região sul pernambucana, além de serem os cartões-postais da região para o mundo!

Presente em praticamente todas as praias de Ipojuca, as piscinas naturais da região encantam pela beleza de suas águas cristalinas e pela presença de vários peixinhos coloridos, além de outras espécies marinhas.

Ideais para mergulhos de apreciação ou mesmo para relaxar em suas águas mornas, as piscinas naturais de Ipojuca atraem um público bem variado. Crianças amam as águas rasas e cristalinas para se divertirem, já os adultos ficam encantados com a rica biodiversidade da vida marinha local.

Para os amantes de mergulho com cilindro a aventura é ainda maior, mas fique atento ao contratar as agências da região que fazem este tipo de passeio. Se você não tiver experiência, o ideal é contratar um profissional treinado para lhe auxiliar nessa aventura emocionante que tem tudo para se tornar inesquecível!

Saiba mais sobre as piscinas naturais e melhores pontos turísticos da cidade em nosso Guia de viagens detalhado sobre Ipojuca!

Porque as piscinas naturais de Ipojuca são fantásticas?

As piscinas naturais são verdadeiras obras primas esculpidas pela natureza, e em Ipojuca a mãe natureza realmente se superou! Formadas pelas águas do mar e apreciadas durante a maré baixa, as piscinas naturais de Ipojuca são verdadeiros aquários naturais, irresistíveis para mergulhos e apreciação.

Diversas jangadas coloridas (tão famosas em Ipojuca), partem diariamente em trajetos que revelam belezas naturais idílicas! Praticamente todas as praias da região possuem piscinas naturais com características únicas! Desbravar cada uma dessas galés é uma aventura emocionante e deliciosa!

Tipos de atividades praticadas nas Piscinas Naturais de Ipojuca

Mergulho nas piscinas de Ipojuca
Summerville Beach Resort Porto de Galinhas Muro Alto Pernambuco

O mergulho nas piscinas naturais de Ipojuca pode ser feito de duas maneiras: de forma simples com snorkel e os mergulhos com cilindro. Praticantes de mergulho do Brasil inteiro conhecem a riqueza e biodiversidade das águas de Ipojuca, portanto as praias mais famosas pelas piscinas naturais como Porto de Galinhas, Muro Alto e Maracaípe, costumam ser sempre frequentadas por este público.

No entanto, antes de mergulhar em qualquer galé de Ipojuca é necessário consultar a famosa tábua das marés da cidade, guia que norteia como estarão as praias e piscinas naturais da região de acordo com as fases da lua, local e horário em questão. Além é claro de entender como funcionam as normas de preservação ambiental de cada praia em que pretende mergulhar.

Apreciação de vida marinha nas piscinas de Ipojuca

O mergulho de apreciação da vida marinha local é feito de forma bem casual, sem a necessidade de equipamentos próprios para mergulho. Em posse de crocs e máscara de snorkel é possível visualizar a riqueza marinha das piscinas naturais de Ipojuca. Diversos peixinhos coloridos e curiosos brindam cada mergulho realizado, realmente uma experiência inesquecível!

A maioria das piscinas naturais de Ipojuca são acessíveis através das jangadas, no entanto, há praias em Ipojuca que possuem galés acessíveis a nado na maré baixa, como é o caso de Porto de Galinhas e Muro Alto.

Principais Piscinas Naturais de Ipojuca

Conheça abaixo algumas das principais piscinas naturais de Ipojuca:

Piscinas naturais de Porto de Galinhas

resort-summerville-beach-resort-porto-galinhas-melhores-piscinas-naturais-ipojuca-05-2

As piscinas naturais de Porto de Galinhas são os cartões-postais mais famosos de Ipojuca. Exuberantes e de águas cristalinas, as piscinas exibem riqueza natural, formações delicadas de corais e vida marinha abundante. Acessíveis através de um curto trajeto de 15 minutos a bordo das famosas jangadinhas coloridas, as piscinas são parada obrigatória em sua passagem pela vila de Porto de Galinhas em Ipojuca.

Piscinas naturais de Muro Alto

As piscinas naturais de Muro Alto são famosas pela sua exuberância e extensão. Formadas por um imenso paredão de areia que protege a praia das ondas mais fortes, as piscinas oferecem águas mornas e tranquilas, ideais para os praticantes de esportes náuticos.

Muro Alto é famosa por ser uma região onde se concentram muitos resorts luxuosos, assim como o Summerville Beach Resort. Quem se hospeda no village tem ainda o privilégio de estar bem de frente as piscinas naturais de Muro Alto, que por sua vez possuem 3 km de extensão com águas cristalinas!

Piscinas naturais de Pontal do Maracaípe

resort-summerville-beach-resort-porto-galinhas-melhores-piscinas-naturais-ipojuca-06-2

Pontal de Maracaípe também não fica de fora quando o assunto são as melhores piscinas naturais de Ipojuca. No início da praia quem toma conta são os surfistas, por causa das boas ondas e mar mais agitado que frequentemente sedia campeonatos de surf internacionais.

Ao final da praia começa o Pontal, onde a presença dos corais garante águas calmas e piscinas naturais irresistíveis! O encontro do exuberante rio Maracaípe com o mar forma cenários belíssimos, de águas calmas e vida marinha abundante. A presença de cavalos-marinhos é constante, transformando ainda mais a atmosfera mágica da região.

Piscinas naturais de Pontal do Cupe

resort-summerville-beach-resort-porto-galinhas-melhores-piscinas-naturais-ipojuca-07-2

Assim como Maracaípe, Cupe é uma praia bem agitada, de ondas fortes e muita correnteza. Em sua extremidade norte existe o Pontal do Cupe, cujos os bancos de corais formam pequenos trechos de águas calmas e piscinas naturais deliciosas.

As piscinas naturais de Pontal do Cupe são mais indicadas para banhos de mar, tendo em vista a pouca biodiversidade marinha na região de mar aberto. No entanto, em posse de um snorkel é possível apreciar diversos peixinhos coloridos que ficam presos nas piscinas durante a maré baixa. Um verdadeiro aquário natural!

Ufa! Chegamos ao fim de nosso post, deu pra ficar por dentro de tudo sobre as piscinas naturais de Ipojuca? Conheça mais sobre este pequeno paraíso idílico do nordeste brasileiro aqui em nosso site. Ah, aproveite e fique por dentro da melhor opção de hospedagem da cidade, o Summerville Beach Resort em nosso Guia de Resorts!